EQUIPE

* Mônica Pereira dos Santos

Professora Doutora

Fundadora e Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8795823734042859
- Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.
- Doutorado em Psychology And Special Needs Education pela University of London, UL, Inglaterra (1995);
- Mestrado em Psychology And Special Needs Education pela University of London, UL, Inglaterra (1990);
- Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil (1986);
- Atuação em Políticas de Integração Inclusão em Educação;

* Sandra Cordeiro de Melo

Professora Doutora

Vice-Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3499803166947247
- Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil;
- Doutorado em Educação, UFRJ, Brasil (2010);
- Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (2004);
- Graduação em Psicologia - Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil (1998).

* Mylene Cristina Santiago

Professora Doutora

Vice-Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0803555578064293
- Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense-UFF, Brasil;
- Doutorado em Educação, UFRJ, Brasil;
- Mestrado em Educação, UFJF, Brasil (2002);
- Especialização em Educação Especial (UFC);
- Especialização em Alfabetização e Linguagem, UFJF, Brasil;
- Graduação em Pedagogia, UFJF, Brasil (1998).

* André Luiz dos Santos Barbosa

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9443159359571472
- Doutorando em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Educação (UNIRIO);
- Especialização em Mediação Pedagógica (PUC RJ);
- Especialização em Administração Escolar (UCB);
- Graduação em Pedagogia (UNIRIO);
- Graduação em Letras - Literatura Brasileira (Faculdades Simonsen);
- Graduação em Engenharia de Produção (UFRJ).

* Angela Maria Venturini

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4972687909038424
- Doutoranda em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Psicologia Social e Personalidade (FGV-RJ);
- Especialização em Gênero e Sexualidade (CLAM/IMS/UERJ);
- Especialização em Psicologia do Trabalho (FGV/RJ);
- Especialização em Psicologia Comunitária (FGV/RJ);
- Especialização em Psicologia Escolar (FGV/RJ);
- Graduação em Psicologia (USU).

* Carolina Barreiros de Lima

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5214618737133739
- Mestranda em Educação (UFRJ);
- Especialização em Administração e Supervisão Escolar (UCAM);
- Graduação em Licenciatura em Matemática (UFRJ).

* Emilia Naura Santos Bouzada

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6619520277847732
- Mestranda em Educação (UFF);
- Especialização em Saúde Mental, Infância e Adolescência (UNIRIO);
- Pós-Graduação em Psicopedagogia (UnP);
- Graduação em Pedagogia (UCB).

* Fernanda Iglesias Webering

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4750149158672717
- Mestranda em Educação (UFRJ);
- Especialização em Língua Portuguesa (Liceu Literário Português);
- Especialização em Gestão Escolar Integrada (Signorelli);
- Graduação em Letras (UFRJ).

* José Guilherme de Oliveira Freitas

Professor Doutor

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7898811835454649
- Pós-Doutorado em Educação (UFRJ);
- Doutorado em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Educação (UFRJ);
- Especialização em Psicopedagogia diferencial: diferenças na aprendiz (PUC/RJ);
- Graduação em Licenciatura Plena em Física (Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM).

* Leyse Monick França Nascimento

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3557705954788182
- Doutoranda em andamento (UFRJ);
- Mestrado em Educação (UFRJ);
- Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ);
- Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras (CEESF);
- Especialização em Psicopedagogia (FAMA);
- Graduação em Pedagogia (UNIFAP);
- Graduação em Administração (CEAP).

* Lillian Auguste Bruns Carneiro

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3394556883946227
- Doutorado em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Educação (UFRJ);
- Especialização em Psicopedagogia (UFRJ);
- Especialização em Docência Superior (UCAM);
- Especialização em Tecnologias Educacionais (UCAM);
- Graduação em Pedagogia (USU).

* Luciana Teixeira Fernandes

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9384900112472868
- Graduanda em Pedagogia (UFRJ).

* Maicon Salvino Nunes de Almeida

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6610705574001837
- Mestrando em Educação (UFRJ);
- Graduação em Pedagogia (UFRJ).

* Manoella Rodrigues P. Senna Vasconcelos da Silva

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1980448969541525
- Doutoranda em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Educação (UFRJ);
- Graduação em Pedagogia (UFRJ).

* Mayara Carvalho de Oliveira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7932423566324417
- Mestranda em Educação (UFRJ);
- Graduação em Letras - Português/Espanhol (UFRJ).

* Raquel Batalha de Oliveira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9362847550831063
- Mestranda em Educação (UFRJ);
- Especializada em Neuroeducação (UNESA);
- Graduação em Ciências Biológicas (UNIG).

* Regina Maria de Souza Correia Pinto

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1523130299616798
- Doutoranda em Educação (UFRJ);
- Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada (UFRJ);
- Graduação em Português/Inglês (UFRJ);
- Graduação em Português/Francês (UFRJ).

* Valeria de Oliveira Silva

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5035048769549386
- Mestrado em Educação (UERJ);
- Especialização em Linguística Aplicada à Saúde e à Linguagem (UERJ);
- Especialização em Surdez e Letramento em Anos Iniciais para Crianças e EJA (INES/ISERJ) Graduação em Letras (UERJ);
- Graduação em Pedagogia (UCB).

* Vilma Frazão de Melo

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0540839933654706
- Graduação em Pedagogia (UFRJ).

PROFESSORES COLABORADORES

* Tony Booth

Professor Doutor

- University of Cambridge - London - Reino Unido

- Professor Tony Booth is a Research Fellow at the Centre for Commonwealth Education. He has been researching, teaching and writing about participation and exclusion and the principled development of systems and settings in education over more than thirty years. He collaborated with Mel Ainscow and Alan Dyson on a 2006 ESRC project ‘Improving Schools, Developing Inclusion, London Routledge. His ideas are summarised within the 'Index for Inclusion; developing learning and participation in schools' (Booth and Ainscow, 2002, 2011) which has been translated into 39 languages. This work built on twenty years as a teacher and researcher at the Open University attempting to define the nature of a common school for all. He has recently produced a radically revised version to create dialogues for the 2nd decade of the 21st century, the decade of biodiversity, about educational development and informal and formal curricula in schools which retain a close link between knowledge and experience. He collaborates widely with colleagues in other countries.

* Fernando Almeida Diniz

Professor Doutor

- Universidade de Edimburgo - Escócia - Reino Unido

- Professor Fernando Almeida Diniz has a background in educational psychology and has been a teacher, researcher and lecturer in schools and universities in England and Scotland. He has held academic posts of Reader [University of Greenwich, London] and Head of Academic Department [Moray House Institute, Heriot-Watt University]. His research interests are in social justice issues in education and he is Chair of the Minority Ethnic Learning Disabilities Initiative, Edinburgh, a black-led voluntary organisation that provides advocacy support for black families of disabled children.

* José Jairo Vieira

Professor Doutor

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7504208613924588
- Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ-Tec, Brasil (2001);
- Mestrado em Ciências do Esporte, UERJ, Brasil (1995);
- Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (1992);
- Graduação em Educação Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (1991);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

* Maria Vitória Campos Mamede Maia

Professora Doutora

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0576323713492756
- Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica), PUC-Rio, Brasil (2005);
- Especialização em Psicopedagogia, UniCEUB, Brasil (2000);
- Graduação em Psicologia, UniCEUB, Brasil (1998);
- Graduação em Licenciatura Em Psicologia, Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil (1998);
- Mestrado em Letras, PUC-Rio, Brasil (1986);
- Graduação em Licenciatura Plena Em Português Inglês, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil (1982);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

* Celeste Azulay Kelman

Professora Doutora

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1679173694224340
- Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, UNB, Brasil (2005);
- Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (1995);
- Aperfeiçoamento em Educação Especial, University of California, Estados Unidos (1987);
- Aperfeiçoamento em Neuropsicologia da Leitura, University of California, Estados Unidos (1987);
- Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil e Distúrbios de Aprendiza, Colorado State University, CSU, Estados Unidos (1976);
- Graduação em Instituto de Psicologia, UFRJ, Brasil (1972);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

GRUPOS DE PESQUISA COLABORADORES

GEPeSS

* Celeste Azulay Kelman (FE/PPGE/UFRJ - Coordenadora do GEPeSS)

- Professores do INES:

* Aline Lima da Silveira Lage;
* Guilherme Barros Arruda.

- Colaboradores:

* Mário de Jesus Florindo de Melo;
* Paola Rodrigues Mota;
* Luiz Claudio de Oliveira Antonio;
* Daniela da Conceição da Silva.

- Alunos de Mestrado:

* Adriana Ramos Silva Góes;
* Eva Vilma Navegantes da Silva;
* Flávia dos Santos Costa;
* Juliana Pêgas Costa;
* Guilherme Barros Arruda.

- Alunos de Graduação:

* Aline Miranda Scovino;
* Célia Domingues da Silva;
* Elisângela Ramos de Souza Castelo Branco;
* Mariana Gonçalves Amâncio Pereira;
* Francine Pereira Fontainha de Carvalho;
* Guilherme Goldstein Chazan;
* Geise de Moura Freitas;
* Juliana Maria Cardoso Eiras;
* Larissa da Silva Brito;
* Letícia Peçanha Medeiros da Cunha;
* Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos;
* Keila Ferreira da Silva;
* Luiz Cláudio de Oliveira Antônio;
* Mariana Gonçalves Ferreira de Castro;
* Mônica Azevedo de Carvalho Campello;
* Paulo José Assumpção;
* Rachel Brum Souza Pereira;
* Raffaela de Menezes Lupetina;
* Renata dos Santos Costa;
* Simone D'Avila Almeida;
* Thabata Fonseca de Oliveira.

Nº de Acessos: